Jiu-jitsu entra na grade de disputas do JASC em 2018

Modalidade ingressa como categoria apresentação e pode virar definitiva em 2021.

0
641
Arte marcial japonesa utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Foto: Divulgação.

 

Agora é fato. O Jiu-jitsu estará, pelo menos nos próximos três anos, presente no roll de modalidades dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). A estreia acontece em Caçador entre os dias 6 e 14 de setembro, por ocasião da 58ª edição. O acerto da inclusão da modalidade aconteceu após reunião dos dirigentes da federação de Jiu-Jitsu com diretores da Fesporte, na quinta-feira (01).

Paulo Henrique Duarte, presidente da Federação Catarinense de Jiu-jitsu deixou o encontro feliz com a decisão. “Nós vemos o jiu-jitsu muito como uma forma de inclusão social. É uma forma de regularizar e popularizar a modalidade. Acho que essa é a maior conquista do jiu-jitsu de Santa Catarina nos últimos 24 anos. Poder ser exibido nos Jogos Abertos dá uma credibilidade à modalidade”.

O processo de inclusão iniciou em 2017, período em que foi apresentada ao Conselho Estadual de Esporte (CED) a documentação necessária que justificasse a inclusão da modalidade. O Jiu-jitsu ingressa nos JASC de Caçador na condição de “modalidade de apresentação”. Nos dois anos seguintes, passa para “modalidade provisória” e, se atender a todos os critérios de sua inclusão após análise dos membros do CED, passa participar como “modalidade definitiva”, ou seja, no ano de 2021 quando passa a valer pontos para os municípios inscritos.

“Maior conquista do Jiu-jitsu de SC nos últimos 24 anos”, disse o presidente da FCJJ, Paulo Henrique Duarte (3º à direita). Foto: Nicolas Quadro/Fesporte

Segundo o diretor de esportes da Fesporte e conselheiro do CED, Dárcio de Saules, a Federação de Jiu-jitsu pleiteava, também, a inclusão da modalidade nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, porém declinou da tentativa a partir da informação que o Taekwondo voltaria aos Joguinhos em 2018 cumprindo o mesmo rito dos Jiu-jitsu nos JASC. Caratê, Judô, Jiu-jitsu e Taekwondo estão entre as artes marciais presentes nas competições mais importantes do calendário esportivo da Fesporte em 2018.

 

DEIXE UMA RESPOSTA