JESC 12-14 anos: um divisor de águas na carreira dos atletas

Pista de atletismo da UFSC foi o ambiente de maior concentração de atletas na manhã de sábado.

0
592
Gabriela Genevro (de amarelo) garantiu participação na etapa Nacional que acontecerá em Natal-RN. Foto: Júlio Castro

     O segundo dia de disputas dos Jogos Escolares para atletas na faixa de 12 a 14 anos foi intenso. A competição, válida pela etapa Estadual e que credencia as melhores atletas nas disputas individuais (judô, xadrez, atletismo, etc.) e as coletivas (futsal, vôlei, handebol, basquete, etc.) tem a participação de aproximadamente 3.000 atletas de praticamente todos os municípios catarinenses.

     O grande número de inscritos, conforme a organização dos JESC é o resultado do bom trabalho que está sendo desenvolvido pelos professores de educação física nas escolas. A faixa etária é também um divisor de águas quanto à tomada de decisão no prosseguimento na carreira de atleta.

     É o caso da atleta Gabriela Genevro, 14 anos, medalha de ouro no lançamento do dardo na manhã de sábado. Ela disputou pela última vez a versão 12-14 dos JESC.“Eu me identifico muito com o esporte. Tudo que eu tenho, tem relação com o esporte. Essa medalha é muito importante pra mim e pra minha família e o mais importante: aqui todo mundo é amigo de todo mundo. Isso me faz feliz”, comentou a atleta de Chapecó que seguirá para Natal-RN em novembro, onde disputa a etapa Nacional patrocinada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

     A pista sintética de atletismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é o ambiente de disputa com a maior concentração de atletas. Os cerca de 800 inscritos nas 36 provas do programa previsto para três etapas, sendo duas no sábado e uma no domingo.  Os atletas são identificados conforme suas representações pelas escolas onde estão matriculados.

     Atletismo, badminton, ciclismo, futsal (M/F), judô, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez estão entre as modalidades da primeira etapa da competição iniciada na sexta-feira (03) e que termina no domingo (05).

     Terminadas as modalidades individuais – apenas o futsal masculino e feminino  integram o programa da etapa em disputas no período de 3 a 5 de agosto – a fase Estadual do JESC 12-14 anos termina no período de  10 a 12 de agosto, também nos municípios de São José, Florianópolis e Palhoça com as disputas das modalidades coletivas (basquete, vôlei de quadra, vôlei de praia e o handebol.

DEIXE UMA RESPOSTA