Fábio recebe o bastão das mãos de Oscar Archer (centro) para comandar a FCB tendo como vice Sérgio Carneiro (direita). Foto: Adriano Krischke/FCB.

     A Federação Catarinense de Basketball (FCB) elegeu sua futura presidência nesta quarta-feira (20), em Florianópolis, durante Assembleia Geral com clubes e ligas regionais filiadas. A votação unânime por aclamação elegeu Fábio Deschamps e Sérgio Carneiro como presidente e vice, respectivamente, da instituição para os próximos quatro anos (2019-2023). A posse será realizada no dia 14 de março.

     Fábio Deschamps tem 41 anos e é advogado da Celesc há 11 anos. Jogou basquete em sua infância, atua como representante de arbitragem há 18 anos e é assessor jurídico da FCB há nove. Deschamps destacou a inovação em comunicação e do Basquete 3×3 durante sua gestão, além do investimento no FCB Social, setor de assistência social da Federação.

 “A Federação tem uma parte muito importante dela que é a social, hoje temos o Centro Dia da P    essoa Idosa e já estamos trabalhando em dois novos projetos em Florianópolis, no momento é a nossa prioridade, não podemos deixar em hipótese alguma atuar no campo social que é o mote da nossa parceria com a Trimania. E a ideia é ampliar esse trabalho da FCB Social para outros lugares do estado, por isso pedimos a os clubes que enviem projetos e trabalhem conosco para que possamos aumentar esse projeto”, destacou o futuro presidente.

     O vice-presidente será Sérgio Carneiro (o Serjão), carioca de 52 anos. Ele é o técnico atualmente bicampeão Estadual Adulto Masculino com a APAB Blumenau, clube o qual é presidente há 15 anos. Iniciou na modalidade aos 12 anos e desde os 20 faz parte do basquete de Santa Catarina. Atuou durante 20 anos como técnico, tanto no adulto quanto na base, incluindo uma participação na Seleção Brasileira de base durante cinco temporadas. Ele destacou os feitos da gestão anterior e falou sobre a continuidade do trabalho.

      “É um orgulho e uma responsabilidade, pois hoje a FCB é a maior Federação do Brasil em termos de organização e recursos, estamos ansiosos para colocar novas ideias em prática, dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito com muita qualidade e vamos tentar melhorar, se é que é possível”, elogiou o futuro vice-presidente.

     O atual presidente Oscar Archer, que criou a FCB e está à frente da instituição desde seu início, em 1995, agradeceu a todos os dirigentes e funcionários presentes, destacando a participação de todos no sucesso da Federação Catarinense de Basketball em nível nacional. “Eu acho que hoje nós somos os melhores, o que fazemos em Santa Catarina não existe no Brasil e isso é uma conquista de todos nós aqui presentes, obrigado a todos por fazerem parte disso”.

Livro completa trilogia com história do Basquete SC

     Durante a tarde também foi realizado o lançamento oficial do terceiro livro do autor Luiz Augusto Tridapalli Archer sobre a história do basquete em Santa Catarina. O 100 Anos em Santa Catarina – Da Bola ao Cesto ao Basketball – Volume II conta com imagens e relatos das principais atividades da FCB entre os anos de 2014 e 2018, com imagens dos Campeonatos Estaduais (do Sub-12 ao Máster), projetos sociais, revitalizações, reuniões, capacitações, entre outras atividades realizadas ao longo dos anos.

     O lançamento completa os dois livros do autor. O primeiro deles foi Basquetebol em Santa Catarina – 95 Anos de História (2010) que traz textos e relatos desde a formação da modalidade, em 1914, até 2009. No segundo, 100 Anos em Santa Catarina – Da Bola ao Cesto ao Basketball – Volume I, Archer traz fotos, logotipos, recortes de jornais e outras imagens do primeiro século do basquete em SC até 2014, ano de lançamento do livro. Todas as publicações são da editora Tribo da Ilha.

Texto: Assessor de imprensa FCB


Warning: A non-numeric value encountered in /home/cifesc/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 651

DEIXE UMA RESPOSTA