
A regulamentação para a promoção e realização de corridas de rua em Santa Catarina foi amplamente discutida em encontro realizado na última semana nas dependência do auditório da Fundação Catarinense de Esporte. A iniciativa da Associação dos Treinadores de Corrida de Rua e promotores de eventos do gênero da Grande Florianópolis, foi conduzida pela diretoria da Federação Catarinense de Atletismo (FCA).

O presidente da FCA Deraldo Oppa considerou extremamente positiva a iniciativa, justificada pela aplicação das normas para o setor com abrangência nacional e que em raras oportunidades são aplicadas em Santa Catarina. “Reconhecemos a importância destes promotores, mas é necessário que possamos trabalhar alinhados no cumprimento da legislação”, afirma Deraldo Oppa.
A questão segurança e normatização dos eventos estão entre as preocupações da FCA para que as corridas tenham seu reconhecimento e valorização, especialmente junto aos atletas participantes. A FCA, a partir da emissão do “Permit”, uma espécie de autorização para a realização das corridas, dá caráter oficial às competições. O documento, que custa R$ 2,00 por cada atleta inscrito nas provas, assegura a presença de representantes da FCA, entre eles delegados, nas competições.
O representante da FCA atuará de modo a conferir, por exemplo, a medição oficial dos percursos, as condições do seguro de vida dos atletas, postos de hidratação e sugestões de segurança da prova. Sem contar que, uma vez homologada com a emissão do “Permit”, a prova passa a ter caráter oficial e vai ser considerada no ranking anual de participantes. “Infelizmente existem muitas provas clandestinas colocando em risco seus participantes. Se o desejo é profissionalizar, a federação está com as portas abertas para contribuir”, finalizou Deraldo.