Cai participação média na Olesc em 43%

Data inapropriada e crise financeira que atravessam os municípios estão entre os agravantes para a significativa redução de seus participantes.

0
1086

              A Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) terá redução média em torno de 43% no número de participantes. É o que revela, preliminarmente, o relatório de inscrições feitas pelos municípios junto a gerência  de rendimento da Fesporte até a última sexta-feira (25). A competição acontece no período de 16 a 21 de dezembro na cidade de Caçador, na região Centro-oeste do Estado. Em algumas modalidades as baixas são significativas. É o caso do xadrez feminino que não terá 73% de suas enxadristas inicialmente inscritas. A modalidade é seguida pelo judô feminino, com 72% de desistência, além do caratê e o tênis de mesa femininos, com 71% de ausência de seus participantes.

               Nas coletivas, a maiores baixas ficam por conta do basquete, com 29% e 37%, respectivamente no masculino e feminino. O futsal, o handebol, nos dois naipes, e o vôlei feminino foram as modalidades que menos apresentaram baixas.  O atletismo, que historicamente apresenta-se com o maior número de atletas na competição, sofreu um revés de quase 58% de baixas. Já o ciclismo terá apenas 40% de atletas em relação a estimativa inicial com base na pré-inscrição. Confira o panorama completo no quadro abaixo.

               O coordenador geral da Olesc Maurício Scharf salienta que os principais agravantes no processo vertiginoso de desistências estão associados à data inapropriada de realização da competição e a crise econômica que atravessam a maioria das prefeituras. “Esperávamos uma redução no número de participantes, porém não neste montante. Vamos torcer e trabalhar junto aos dirigentes municipais para que não haja mais baixas”, lamenta Maurício, acrescentando que ainda poderão ocorrer desistências no Congresso Técnico.

               No ano passado, a 15ª edição da Olesc foi realizada em Jaraguá do Sul e contou com a participação de 75 municípios e cerca de 3.000 atletas. Este ano, a julgar pela redução de equipes, o número de atletas não deverá ultrapassar os 1.700. Os representantes dos 58 municípios inscritos para a edição deste ano vão se reunir em congresso técnico marcado para quarta-feira (30), na secretaria de educação de Caçador.

               A natação da Olesc, inclusive, já foi realizada há duas semanas no complexo aquatico da Unisul, em Palhoça, sendo campeões Joinville, no masculino e São Bento do Sul no feminino. As ginásticas rítmica e artística serão realizadas em Blumenau, no período de 2 a 4 de dezembro.  A Olesc poderá se despedir do calendário esportivo em Caçador. Em 2017 ela sofrerá uma fusão com os Joguinhos Abertos de Santa Catarina conforme recomendação do Conselho Estadual de Esporte (CED-SC).

Confira o panorama das baixas nas modalidades previstas no programa da Olesc:

balanco-olesc

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA