Brasileiro de patins street chega em SC pela 1ª vez

O esporte cresce gradativamente entre atletas que gostam de se aventurar pelas mais difíceis manobras.

0
402

Santa Catarina sediará no próximo sábado, dia 10, a oitava etapa do circuito brasileiro de patins street. A modalidade consiste em manobras sobre obstáculos urbanos ou de pista. Será a primeira vez que o Estado, que vem se destacando como polo de esportes radicais, receberá o evento. A disputa será realizada na pista da Beira Mar de São José, na Grande Florianópolis, a partir das 9h, com acesso liberado ao público.

Participam atletas das categorias estreante, iniciante, feminino, amador e profissional. A prova reunirá os principais nomes da modalidade, como Felipe Zambardino e Carlos Pianowsky, ambos com experiência nos X Games. O patinador Bruno Canali, de Florianópolis, é o catarinense mais bem colocado no ranking nacional entre os profissionais.  Ele foi o vencedor da etapa realizada em Fortaleza (CE).

Beira Mar São José foi o local escolhido pelos organizadores para sediar o evento que terá a participação de diversos patinadores do Brasil. Foto: Divulgação/FCHP
Beira Mar São José foi o local escolhido pelos organizadores para sediar o evento que terá a participação de diversos patinadores do Brasil. Grau de dificuldade e consistência das manobras estarão em jogo. Foto: Divulgação/FCHP

Os atletas competirão no sistema jam session: entram na pista em grupos, fazendo manobras alternadamente. Vence aquele que conseguir a maior nota. São três árbitros que analisam, entre outros pontos, o grau de dificuldade e a consistência das manobras.

Neste ano o Patins Street Brasil já passou por Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Anápolis (GO), São Luís (MA), Mossoró (RN), Aracajú (SE) e Belém (PA). Até dezembro passará por Maceió (AL), Manaus (AM), São Bernardo (SP) e Recife (PE).

Modalidade

O patins street vive um momento expressivo em Santa Catarina. “Nosso esporte cresce no número de praticantes e na habilidade deles”, diz Diego Rachadel, da Federação Catarinense de Hóquei e Patinação (FCHP).

Outras modalidades da patinação também crescem no Estado. Em maio, para se ter ideia, o Estado sediou a maratona (42 km) e meia-maratona (21 km) internacional sobre patins. A prova reuniu atletas do Brasil e de países vizinhos.

O esporte também cresce entre o público em geral. Prova disso são os grupos de praticantes em cidades como Florianópolis (Go Roller), Blumenau (Roller Blumenau), Joinville (RAD Joinville) e Lages (Rollers Lages). No dia 17 deste mês, a partir das 10h, está marcado um evento, também aberto ao público, que reunirá integrantes destes grupos em Blumenau.

 Confira nos links abaixo o nível das disputas esperadas para a etapa de São José.

Apresentação 1 Apresentação 2 Apresentação 3

 

DEIXE UMA RESPOSTA