Federação Catarinense de Basquete investe em ação social

Pioneirismo qualifica Federação Catarinense de Basquete como exemplo de entidade promotora de ações sociais voltadas à ressocialização e recuperação de dependentes.

0
535
A iniciativa da FCB consolida parceria com as instituições que valorizam o esporte como ferramenta de ressocialização.

       Em mais uma etapa de sua proposta de investimento no social, a Federação Catarinense de Basquete inaugurou na última quinta-feira (18) uma mini-quadra de basquete nas instalações da Penitenciária da Agronômica, em Florianópolis. A iniciativa tem a parceria do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, situado no mesmo complexo penitenciário.  A ação contemplou a reforma das instalações já existentes com o fornecimento de telas de proteção e instalação de tabelas e pinturas necessárias.

area convivencia
A área de convivência não foi esquecida. Investimentos na pintura e revitalização do espaço permitirá maior conforto no ambiente frequentado pelos pacientes que poderão acompanhar de perto as disputas do basquete.

            O projeto da FCB teve início em abril deste ano.  “Este é mais um caso em que a Federação Catarinense de Basketball utiliza o esporte como forma de ressocialização. Com a reforma do espaço e construção de uma mini-quadra, iremos auxiliar dezenas de pacientes e consequentemente ajudá-los em suas recuperações”. Além das obras, a entidade ainda destinou bolas de basquete, coletes e materiais esportivos a ser utilizados pelos cerca de 130 pacientes.

quadra2
A quadra que foi completamente pintada e ganhou tabelas  com marcações necessárias para a prática do basquetebol pelos cerca de 130 pacientes da instituição.

Presente na inauguração, o diretor do HCTP, Márcio Goulart, destacou a parceria com a Federação Catarinense de Basketball num espaço que será usado não apenas para a prática do esporte. “Além das quadras, também houve a revitalização do espaço de convivência composto por mesas, bancos e área recuperada através desta parceria”, comemorou o diretor, que ainda destacou os trabalhos do gerente operacional do HCTP, Carlos Eduardo da Cruz, e do professor de educação física, Jaiso Avelino por tomarem frente das ações.

fcb quadras
Materiais e equipamentos de uso para a modalidade também foram disponibilizados pela Federação catarinense de Basquete na largada da parceria com o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico.

Viés social praticado pela Federação Catarinense de Basketball

            Além do desenvolvimento do basquete em Santa Catarina, a FCB atua em diversas frentes quanto ao cunho social. Em 2016, apresentou os Núcleos Estudantis na Grande Florianópolis ao estabelecer parcerias com seis colégios buscando a prática do esporte a crianças e adolescentes. Ainda no início do ano, a entidade lançou o Projeto Basquete para o Amanhã – Trimania/FCB em que realiza competições e treinamentos com crianças de 12 e 14 anos. Além disso, capacita professores com cursos e clínicas e parte do que é arrecadado com a Trimania permite a FCB auxiliar financeiramente  diversas entidades e profissionais comprometidos com o desenvolvimento e promoção do basquetebol catarinense.

A Federação Catarinense de Basketball também colabora nas partes logística e financeira com as Ligas de Desenvolvimento do Basquete, bem como com os clubes filiados das categorias sub-12, 13, 15, 17, 19 e adulto.

Fotos: Luciano Zappelini/FCB e Carlos Eduardo da Cruz/HCTP

 

DEIXE UMA RESPOSTA