Joaçaba desiste do JESC 15 a 17 anos

Indefinição quanto ao repasse dos recursos prometidos pelo governo do Estado e o reduzido prazo para as licitações estão entre os motivos que fizeram Joaçaba abrir mão de sede do evento.

0
3137

            Joaçaba desistiu de sediar os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC 15 a 17 anos). Oficio do gabinete do prefeito joaçabense Rafael Laske chegou na Fesporte na quarta-feira (10). O prefeito justificou a retirada do município devido a demora no repasse dos R$ 80 mil prometidos como forma de compensação financeira do governo do Estado para as despesas necessárias á realização do evento, normalmente disputado em até quatro dias.

            O diretor de esportes de Joaçaba Anderson Andres lamentou a desistência e apontou como principal motivo – além da falta do repasse financeiro cobrado semanalmente junto a Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura, além da Fesporte –  o exíguo tempo para a elaboração e publicação dos editais de licitações a fim de que possam ser feitas as contratações dos serviços necessários para a competição. “Fizemos inúmeras cobranças e não obtivemos respostas concretas. Com a lei eleitoral em vigor, tudo fica muito mais difícil”, comentou Anderson Andres.

Oficio Joaçaba

              Surpreso com a desistência a 28 dias da competição, o presidente da Fesporte Milton Cunha informou que está tentando uma solução junto ao secretário de esporte, turismo e cultura Filipe Mello que que o assunto deve chegar o gabinete do governador Raimundo Colombo nas próximas horas. Como plano B, trabalha com a possibilidade de encontrar outro município para sediar o evento com a prerrogativa de disponibilidade dos R$ 80 mil após as eleições municipais. “Não temos datas disponíveis para adiar os JESC. É um evento que faz parte do calendário anual e temos que realizá-lo dentro de um prazo para não inviabilizar a participação dos atletas na competição nacional”, afirmou.

            Os JESC 15 a 17 anos são realizados anualmente e definem atletas campeões que representam Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude disputados em uma capital brasileira, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  Atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e vôlei de duplas estão entre as modalidades do programa, nos dois naipes.

               Segundo informações da Fesporte, na faixa etária dos 15 aos 17 anos, são cerca de 133 mil atletas de 226 municípios a participar de todas as etapas da competição compreendida em fases microrregional, regional e estadual. Na fase Estadual, inicialmente prevista para o período de 8 a 11 de setembro, em Joaçaba, o JESC teria a participação de aproximadamente 1.400 atletas.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA