A Supercopa Brasil de Basquete inicia nesta terça-feira (14) e reúne campeões regionais de todo o Brasil. São oito clubes brigando pelo título que vale vaga na Copa Ouro de Basquete. Serão 20 jogos na Arena Brusque com a final disputada no sábado (18). O time da casa estreia nesta terça, às 20h30, contra a equipe do Facisa, da Paraíba.

A A.D. Brusque/FME/Unifebe/A Italianinha é a única equipe catarinense do torneio. A última competição disputada pelo time foi a Taça FCB que terminou com título brusquense. Para brigar por mais um troféu o clube conta com três reforços em relação ao elenco campeão da Taça FCB: Ivo, que não jogou o torneio por causa de uma caxumba já está liberado para atuar. Val, que estava na Seleção Brasileira Universitária retornou à Brusque. Além disso, uma nova contratação, Rodrigo Vulcão, pivô vindo da equipe de Rio do Sul. A única baixa para a Supercopa é Olavo que ainda não se recuperou completamente de uma lesão nas costas.

O coordenador da A.D. Brusque, Zurico Frota, afirma que o time entra na competição com uma boa perspectiva. “Apostamos na base da equipe campeã na Taça FCB para mais este torneio. Este elenco já se mostrou forte e ainda temos dois retornos e uma contratação para nos reforçar. Por outro lado, a competição é muito difícil e nossos adversários são qualificados demais”.

Os oito clubes estão divididos em dois grupos. Dentro de suas chaves todos jogam contra todos em turno único e os dois primeiros avançam às semifinais. Os outros times jogam para decidir as quatro últimas posições do torneio. Os perdedores das semifinais se enfrentam na disputa do terceiro lugar.

A Supercopa Brasil é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e da Federação Catarinense de Basketball (FCB), com apoio da Prefeitura de Brusque, Fundação Municipal de Esportes, Trimania e Penalty.

Os grupos estão separados assim:

Grupo “A”

A.D. Brusque/FME/Unifebe/A Italianinha (SC), Botafogo (RJ), Círculo Militar (PR) e Facisa Basquete (PB)

Grupo “B”

América/UNIRP/Rodobens (SP), Clube Vizinhança (DF), Ponta Grossa/CCR Rodonorte (PR) e Santos Futebol Clube (AP)

Zurico destacou a força do Santos (AP) e do Facisa (PB). “As equipes do Norte e Nordeste que antigamente eram muito caseiras e tinham poucos atletas de fora agora também têm jogadores de outros locais do Brasil. Desta forma, aprimoraram seus elencos e devem brigar bem na competição”. O coordenador ainda elogiou o Botafogo (RJ). “Uma equipe forte e tradicional, camisa muito pesada”.

Os dois times paranaenses também preocupam a Zurico. “O Círculo Militar é muito forte e o Ponta Grossa vem como bicampeão da Copa Brasil Sul”. Por fim, o coordenador da AD Brusque falou sobre o América (SP). “Uma equipe tradicionalmente forte que agora trouxe dois jogadores dos Estados Unidos para deixar o time ainda mais competitivo”.

Tabela da Supercopa Brasil

1ª rodada – Dia 14 de junho

14h00 – Santos (AP) x Ponta Grossa (PR)

16h00 – América (SP) x Vizinhança (DF)

18h00 – Botafogo (RJ) x Círculo Militar (PR)

20h30 – Brusque (SC) x FACISA (PB)

2ª rodada – Dia 15 de junho

14h00 – Ponta Grossa (PR) x Vizinhança (DF)

16h00 – FACISA (PB) x Botafogo (RJ)

18h00 – Santos (AP) x América (SP)

20h00 – Círculo Militar (PR) x Brusque (SC)

3ª rodada – Dia 16 de junho

14h00 – Círculo Militar (PR) x FACISA (PB)

16h00 – Vizinhança (DF) x Santos (AP)

18h30 – Brusque (SC) x Botafogo (RJ)

20h30 – América (SP) x Ponta Grossa (PR)

Dia 17 de junho

Disputa de 5º ao 8º lugares

4º A x 3º B (14h) e 4º B x 3º A (16h)

Fase Semifinal

1º A x 2º B (18h) e 1º B x 2º A (20h)

Rodada Final – Dia 18 de junho

10h30 – Disputa de 7º e 8º lugares

13h30 – Disputa de 5º e 6º lugares

15h30 – Disputa da medalha de bronze

17h30 – Disputa da medalha de ouro

Fonte: Federação Catarinense de Basquetebol (FCB)

DEIXE UMA RESPOSTA