Caçador definida sede da 16ª OLESC

Depois de Concórdia e Palhoça terem sido anunciadas, OLESC tem finalmente nova sede confirmada para a disputa da maior competição escolar do Sul do Brasil

0
13448

             Caçador será a sede da 16ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC). O anúncio foi feito pela diretoria de esporte da Fesporte no início da tarde desta terça-feira (18), após notificação expedida pela prefeitura de Caçador. Inicialmente a competição seria realizada em Palhoça no período de 26 de novembro a 3 de dezembro. O município da Grande Florianópolis desistiu da competição sob a alegação de que não teria como fornecer alojamento nas suas escolas para acomodar os mais de três mil atletas participantes.

               Com a mudança para Caçador, agora a Olesc será disputada no período de 17 a 21 de dezembro. Uma ampla reestruturação do formato de disputas dos jogos está em andamento no departamento técnico da Fesporte afim de que, ao invés de oito, a competição possa ser concretizada em cinco dias. Integrante da gerência de rendimento da Fesporte, Dárcio De Saules, informou que com a redução de dias, equipes de modalidades coletivas, por exemplo, terão que jogar até duas partidas por dia na fase final das disputas.

         Será a última competição do calendário “macro” da Fesporte em 2016. Caçador condicionou sediar o evento somente após o encerramento do ano escolar, uma vez que a rede municipal de ensino funcionará até o dia 16 de dezembro. O município do Meio-Oeste de Santa Catarina, que até o último sábado (15), sediou os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, tem se transformado naquele que mais sediou competições nos últimos anos.

               Originalmente, a OLESC 2016 seria disputada entre 22 a 29 de outubro, em Concórdia. Em julho, o município desistiu de sediar a competição sob o pretexto que iria gastar cerca de R$ 700 mil a mais que os R$ 300 mil oferecidos pelo governo Estadual, sendo posteriormente transferida para Palhoça. Pelo menos nos dois últimos anos, ela tem gerado polêmica nos meses que antecedem à sua realização. No ano passado ela tinha como município sede inicial Curitibanos que veio a desistir. Jaraguá do Sul, então, se prontificou a sediar a competição que foi realizada na primeira quinzena de dezembro.

               A OLESC é uma competição de esporte de rendimento voltado para alunos/atletas nascidos entre os anos de 2000 a 2003 que competem em um evento voltado à formação e à revelação de talentos esportivos no âmbito escolar. Criada em 2001, ela já se consolidou como uma das maiores e mais importantes do calendário de eventos da Fesporte, pois além de revelar novos campeões para o esporte catarinense, tem se mostrado eficaz na consolidação do esporte como fator de integração social.

 

DEIXE UMA RESPOSTA